
A escolha do roteiro
A escolha do roteiro representa 90% das chances de sua viagem ser uma maravilha ou uma !#$!. Digo isso por que um Cruzeiro na costa brasileira, apesar de usar os mesmo navios dos cruzeiros no hemisfério norte, os navios são adaptados para terem menores custos. Já li relatos de pessoas que fizeram cruzeiros aqui no Brasil e em outros locais que reclamaram sobre o fedor dos garçons, a falta de informação e preparo dos tripulantes, a desorganização, a falta de educação dos passageiros (todos sabemos como o brasileiro não respeita normas e é extrovertido em excesso). Alem de oferecem comidas menos requintadas e menos mimos como por exemplo, bombons e cortesias que são comuns das faxineiras deixarem na cama após arrumarem na Europa e aqui no Brasil não ocorre.
Portanto, ao escolher o Brasil como destino já diminua a sua expectativa em termos de serviços de hotel 5 estrelas. Mas por outro lado, você encontrará bandas nacionais tocando no Navio, tripulantes falando português (as cias são obrigadas a contratarem X% de brasileiros para operarem no Brasil), funk tocando na boite e a descontração e animação que nunca um cruzeiro na Europa terá igual.
Outro ponto, cidade de embarque e desembarque. Procure uma opção que seja mais perto da sua casa para você economizar tempo e dinheiro até o porto.
Também é importante verificar o horário de chegada e saída das cidades previstas no roteiro, caso contrário você poderá viajar 4 dias para chegar a Buenos Aires e descobrir que terá 4 hs para conhecê-la apenas quando já estiver embarcado.
Se no roteiro está previsto menos de 36hs em uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes tire da sua cabeça que você conseguirá conhecer a cidade fazendo esta viagem. Com certeza só terá tempo de curtir alguns poucos pontos turísticos.
Por isso ao escolher roteiros com paradas a pequenas cidades, ilhas ou praias você terá uma maior sensação de viagem proveitosa. Caso contrário apenas acrescentará uma cidade na lista das que você deve fazer uma nova viagem para conhecê-la mais a fundo.
Roteiros com cidades muito espaçadas entre elas carregam o risco do atraso por mau tempo no mar, um amigo tinha previsão de passar 10 hs em Punta Del Leste mas conseguiu ficar lá apenas 4 horas pois atrasou muito o navio. Se ele fosse um aficionado por conhecer Punta teria se decepcionado.
Roteiros com percurso de grandes distancias normalmente significam ficar 2,3 ou 4 dias inteiros apenas navegando sem poder colocar o pé em terras firmes. O interessante é pegar roteiros com paradas todo dia, assim você conhece vários locais e não cai na monotonia, ainda mais nos cruzeiros de longa duração. Exemplo, um roteiro pela Patagônia, terra do fogo, Cabo Horn e Estreito de Magalhães pode ser feito saindo do RJ e chegando a Santiago do Chile, neste roteiro você ficara 2 dias apenas navegando do RJ a Buenos Aires e depois 3 dias apenas navegando do extremo sul do Chile até Santiago do Chile. Se você pega um cruzeiro com este mesmo destino mas que embarca e desembarca em Buenos Aires você terá que pegar avião até BsAs, mas em contrapartida os dias dentro do navio serão apenas para conhecer os lugares novos e serão menos monótonos.
Outro cuidado ao escolher o roteiro é em relação aos roteiros temáticos. As cias marítimas com o objetivo de atrair novos viajantes ou convencer passageiros a repetirem um cruzeiro, criaram o roteiro temático. No Brasil o roteiro temático que ficou famoso é o Navio do Roberto Carlos, onde os fãs podem ver de perto o show do Rei e até conversar com ele durante sua estada no navio. Mas caso você escolha a melhor Cia marítima e navio disponíveis na data das suas férias e isso case com o roteiro temático do Roberto Carlos e você odeie o Rei isso poderá te trazer más recordações dos momentos a bordo. Outros temas que existem alem de shows de artistas são: Gay Friendly(lembram do filme Cruzeiro das Loucas?), fitness, gourmet, fashion, arte, Carnaval(vejam a tranqüilidade que é dentro do navio relax total http://www.youtube.com/watch?v=qT29DsjG-AQ&feature=channel) , volta ao passado, dentre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Então deixe um comentário...