terça-feira, 18 de agosto de 2009

Programas de fidelidade - desconto à vista

Programas de Fidelidade


No ambiente competitivo que as empresas vivem atualmente, as empresas passaram a elaborar estratégias para aumentar a fidelidade do cliente à sua marca e garantir que este cliente gere novas receitas no futuro. A principal estratégia adotada por muitas empresas é o programa de fidelidade.

O programa de fidelidade é nada mais do que uma forma da empresa conhecer os seus clientes, e registrar os momentos(compras) que o cliente procura os serviços ou produtos da empresa. A idéia principal é dar benefícios a medida que o cliente aumenta a compra dos produtos da empresa. Além da vantagem dos benefícios/premios exclusivos. A empresa conhecendo o perfil do cliente consegue divulgar os seus produtos/promoções diretamente ao cliente, sem a necessidade de utilizaçao de um canal de comunicação em massa como a TV, rádio, jornal,etc.

Acredito que muitos já ouviram falar nos programas de fidelidade dos clubes de futebol (ex: Sócio Torcedor lançado este ano pelo Cruzeiro), de restaurantes(Ex: a cada almoço ganhe um selo e depois de acumular X selos vc ganha um almoço), empresa de telefonia (ex: a fatura do cliente é convertida em pontos e ele pode trocar por brindes, minutos ou até dinheiro), empresa de cartão de crédito (Ex: a cada dólar da sua fatura vc ganha 1 ponto e pode trocar os pontos por produtos eletronicos, anuidade,etc), hotéis (Ex: a cada x reais da sua conta no hotel converte em pontos e este pode ser trocado por diárias no futuro), lojas (ex: usando o cartão da loja voce ganha desconto ou divide em mais parcelas sem juros), postos de combustiveis(ex: a cada litro abastecido voce acumula pontos e troca por mais litros ou prêmios) e um dos mais populares os das companhias de aviação (ex: a cada voo voce tropor por pontos ou milhas e que pode ser trocado por novos voos. Se voce tiver muitos pontos aumulados em 12 meses voce passa a cliente VIP e ai tem entrada e sala exclusiva em aeroportos,etc).

Pesquisando na Internet achei 2 sites que falam sobre os programas de fidelidade de hotéis e aviaçao. Este artigo Vantagens da Fidelidade a uma Cama do site O Globo fala sobre os programas de fidelidade de hotéis.

Para saber mais detalhes dos programas de relacionamento de aviação clique nos link abaixo:
1) Conceitos Básicos
2) Como se inscrever
3) Em qual devo me inscrever
4) Os programas dos cartões de Crédito

Na maioria destes programas caso você só esteja interessado no preço baixo ou promoção não é muito vantajoso. Se você pesquisar bem acaba achando preço similar na concorrência sem precisar ficar fiel a uma marca, ex: nomalmente o posto de gasolina mais barato só aceita pagamento em dinheiro e não tem programa de fidelidade, entao nao é vantajoso abastecer no mais caro só para poder acumular pontos. Portanto, a decisão de se tornar fiel a uma marca e se filiar ao seu programa de fidelidade e sair acumulando pontos é uma decisão que envolve o valor que se paga para acumular pontos e as vantagens dos resgates dos prêmios.

Um exemplo de programa que costuma ser muito vantajoso para o cliente são os da aviação. Como no Brasil o preço das passagens aereas é muito elevado, e não se tem uma concorrência forte (a TAM e GOL dividem o mercado quase que 50% a 50%) o programa de relacionamento delas é uma forma de conseguir preços e promoções que seriam quase impossíveis para clientes que não fazem parte do programa. E a melhor notícia é que não é necessário voar para acumular pontos. Se o cliente possui um cartão de crédito que possibilita converter os pontos em milhas, voce só precisa ter o trabalho de dar preferência ao pagamento das suas contas e despesas do dia a dia para esta forma de pagamento. Assim naturalmente depois de 1 ou 2 anos voce já terá pontos para ir e voltar de qualquer lugar da américa do sul. Sem contar que as promoções que as cias lançam são comunicadas em primeira mão para os clientes de seus programas de relacionamento.

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