terça-feira, 11 de agosto de 2009

Manual do desconto e caça de pechincha na Internet - Parte 1


Manual do desconto e caça de pechincha na Internet



Com o avanço do uso da Internet pelos brasileiros, a modalidade comércio eletrônico se popularizou. Segundo a Visa em 2007, comprar na Internet foi hábito de 7 milhoes de pessoas. A grande maioria ainda compra itens de baixo valor unitário, mas aos poucos este comportamento está mudando e a compra de produtos de alto valor também vem crescendo.

O comércio eletrônico não cresce no Brasil só por modismo. Mas cresce principalmente, por que o brasileiro paga altos impostos e precisa de alternativas ao comércio tradicional para comprar os produtos com preços mais baixos. Eu arrisco a afirmar que para um produto novo sem avarias, é impossível uma loja tradicional vender mais barato do que o preço mais barato da Internet. Mesmo se voce só pesquisar em grandes lojas, por produtos legais (não são falsificados, nem pirateados e nem contrabandeados) os preços da Internet serão menores. Mesmo quando o preço fica parecido na loja normal divide de 3 x sem juros e na internet ainda tem a vantagem de pagar de 10 vezes sem juros.

Isso acontece por que na Internet o lojista não tem os custos com vendedores, aluguel, estoque grande, perda de mercadoria por mau uso do cliente na hora de manusear dentro da loja, roubos/furtos, e demais custos com a manutenção do espaço físico como: luz, água, telefone, cafezinho, faxineira, etc. Com o custo reduzido, o lojista de comércio eletrônico pode oferecer preços menores. Outra vantagem do comércio eletrônico é a abrangência. Não importa onde o cliente esteja basta ele acessar a internet e os Correios entregarem a mercadoria, que a venda pode ser feita. Portanto, como a loja virtual vende mais, ela consegue melhores preços com os fornecedores e repassa isso ao cliente.

Um detalhe importante é que o lojista nem sempre oferece o menor preço possível na loja virtual para todos que acessam o seu site o tempo todo. Como a maioria dos clientes ainda lida com o comércio eletrônico como sendo igual ao comércio normal de rua, os lojistas aproveitam para cobrar mais destes clientes e aumentar o seu lucro.

No comércio tradicional a maioria dos mãos de vaca já sabem como economizar, normalmente por instinto já conseguem descobrir que para conseguirem o menor preço devem:
  1. Comprar após datas festivas pois o comércio tem que vender os produtos em excesso no estoque. Ex: após dia 25/12 ou dia das mães costuma-se ver saldões nas lojas.
  2. Comprar produtos de temporada no fim da temporada. Ex: coleção primavera-verão de roupas fica mais barata no mês de março, que é quando as lojas queimam o estoque para a chegada a temporada outono-inverno.
  3. Pesquisar e Pechinchar. A pechincha e mentirinha falando com o vendedor que viu preço menor ou com formas de pagamento melhores, quase sempre funciona para abaixar o preço e facilitar o negócio.

Existem outras técnicas que não citarei, pois acho que a maioria já tem um jeitinho próprio de conseguir descontos nas lojas tradicionais.

Mas no comércio eletrônico as técnicas são outras. E achar o menor preço ou pechincha da um trabalhinho.

Mas seguindo as dicas do próximo post sua compra será fácil e com a certeza de ter feito um ótimo negócio.



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